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Arquitetos: Architekturbüro Bernhard Maurer GmbH, Ricardo Bak Gordon
- Área: 4975 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Rasmus Norlander
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Romanshorn, uma pequena cidade localizada no Lago Constança, na Suíça, um campus educacional, esportivo e de lazer está localizado centralmente. Na sua entrada encontra-se o complexo de edifícios da escola secundária. A nova construção substitui dois antigos edifícios e vincula o futuro e passado. Juntamente com um edifício existente do ano 2000, conforma uma unidade espacial e funcional, enquanto uma nova galeria ao longo da fachada cria uma conexão com o edifício existente posicionado no lado oposto. Seu projeto e orientação deixam espaço para futuros desenvolvimentos na entrada do campus, ocupando uma área útil mínima do terreno que está sendo disponibilizado pelo cliente.
No centro do edifício estão hall e pátio interno, formando o núcleo do edifício. Essas salas centrais são cercadas pelos corredores, que são direcionados para o interior e promovem o contato visual dentro do edifício. Todas as outras salas, como salas de aula, são direcionadas para a área circundante do campus.
O edifício é acessado verticalmente por uma escada aberta localizada centralmente e duas escadas de emergência diametralmente opostas em suas lateriais. Estes últimos permitem que os corredores sejam projetados como áreas de lazer e movimento, pois não precisam ser projetados como rotas de fuga. Os feixes de luz em dois pavimentos também fornecem relações visuais e trazem a luz natural da cobertura do galpão para o edifício.
A entrada principal está na direção do Pausenhof. Os telhados desta área oferecem um espaço ao ar livre, protegido por intempéries, ao longo de toda a fachada do pátio. Outra entrada é para o norte, em direção ao edifício Mensa, e para o oeste, em direção a um playground, permitindo vários acessos ao edifício.
A materialização interna enfatiza as três zonas do edifício: zona central, zona de movimento e sala de aula ou sala de grupos. O salão central é a "sala de estar" do edifício. Sua localização, o uso flexível e aberto e o projeto com agradáveis superfícies de madeira fazem dela a espinha dorsal desta escola. A zona de movimento é a mineralizada. As superfícies das paredes são de concreto aparente e o piso é de concreto pigmentado. As salas de aula são baseadas no termo "Schulstube" e são materializadas classicamente com superfícies de gesso branco.
A aparência externa do novo edifício é mediada, por um lado, pelas proporções e estrutura entre os edifícios existentes ao redor. Ao mesmo tempo, o edifício busca sua independência em um ambiente misto através da materialização com lajes de cerâmica e elementos pré-fabricados de concreto.